Organização

O CALPe não possui uma estrutura organizacional única e previamente definida. Cada gestão possui relativa autonomia para definir suas formas organizativas. Contudo, essa organização interna se pauta em alguns princípios gerais que, enquanto curso, pretendemos cultivar para atingir uma efetiva democracia participativa na nossa política estudantil. São eles:

  • Horizontalidade: o CALPe não se organiza através de uma hierarquia de funções (presidente, vice-presidente, secretários). A gestão e participação no espaço é organizada a partir do debate coletivo, com as diferentes funções assumidas na coletividade e passíveis de reestruturação quando necessário.
  • Ampla participação: prezamos para que as reuniões do CALPe sejam sempre abertas à participação de qualquer estudante do curso.
  • Democracia direta: ao contrário da falsa democracia institucional em que vivemos, prezamos por uma verdadeira democracia, que é participativa e direta. A construção do espaço do CALPe, suas propostas, atividades e concepções são sempre discutidas em reuniões abertas em que qualquer estudante pode participar. Os espaços de assembleia também são imprescindíveis para a construção dessa democracia.

Com base nesses princípios, cada gestão se organiza internamente da forma que avaliar como mais adequada para lidar com as questões e propostas que elenca como objetivos.

Atualmente, o CALPe está organizado da seguinte maneira:

  • REUNIÕES ORDINÁRIAS SEMANAIS: acontecendo em diferentes dias da semana, sempre às 18h (com possibilidade de alteração). Nelas, debatemos pautas que dialoguem com a vida universitária, com as demandas estudantis e com os movimentos sociais, além de pautar espaços, eventos e processos propostos pelos membros e estudantes. Os chamados de reuniões com as suas respectivas pautas são lançados com pelo menos um dia de antecedência no nosso site e no instagram.
  • COMISSÕES: para dar conta das diferentes funções que dizem respeito ao Centro Acadêmico, estamos organizadas em três comissões diferentes. Comissões são grupos de pessoas responsáveis por tarefas específicas, a serem delegadas e distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada um dos participantes, pensando em não sobrecarregar uma única pessoa com tantas tarefas. São as nossas comissões:
    • COMUNICAÇÃO: responsável pela comunicação do CALPe em diferentes esferas. É ela quem mantém diálogo com a coordenação de curso, centro de ensino, DCE e outros centros acadêmicos. É essa a comissão que administra nossas redes sociais e o nosso e-mail. É também ela quem elabora as artes para nossas publicações.
    • ORGANIZAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: responsável pela organização interna da gestão e da operacionalização de eventos e reuniões. É ela quem prepara as pautas de uma reunião ordinária (a partir das demandas que chegam à ela), mantém os arquivos do CALPe organizados e sistematiza nossos documentos, como atas de reuniões.
    • FINANÇAS: responsável pela vida financeira da entidade. É ela quem mantém controle do nosso dinheiro em caixa, cuidando para ver as nossas receitas e despesas. Além disso, é quem pensa novas formas de arrecadarmos dinheiro e os fins para que podemos destiná-lo.