Órgãos Colegiados

Uma das tarefas de um Centro Acadêmico é também garantir a representação estudantil dentro de órgãos colegiados da Universidade. Enquanto estudantes de pedagogia, nós temos direito à participação (com voz e voto) em alguns órgãos colegiados de nossa Universidade:

  • Colegiado de Curso (3 cadeiras representativas, com suplência): o Colegiado é uma instância deliberativa à nível de Curso de Pedagogia. É nele que diferentes questões administrativas e pedagógicas que impactam diretamente a vida das estudantes são discutidas, como a quebra de pré-requisitos de alguma disciplina. Mais recentemente, tivemos em reuniões de Colegiado debates como o que definiu a forma da reposição das aulas no pós-greve de 2019 e a adesão ao Ensino Remoto no ano de 2020, debates de crucial importância para a classe estudantil.
  • Núcleo Docente Estruturante (3 cadeiras representativas, sem suplência): o NDE é outra instância deliberativa à nível de Curso de Pedagogia. Diferentemente do Colegiado, o NDE é responsável por deliberações, como o próprio nome já diz, mais “estruturantes” do nosso curso, como a definição do nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP), modificações e adaptações curriculares. Inclusive, no início deste ano de 2020 tivemos uma adaptação curricular aprovada neste órgão.
  • Conselho de Unidade do CED (1 cadeira representativa, com suplência): o Conselho de Unidade é a instância deliberativa do nosso Centro de Ensino, o CED. Nele, reúnem-se representantes docentes, técnicos e discentes dos diferentes cursos desse centro, além de representantes do NDI e do Colégio de Aplicação da UFSC. É onde acontecem deliberações sobre a vida geral do Centro de Ensino, como afastamento de professores e técnicos lotados no centro para formação.

A participação estudantil em todos esses órgãos é imprescindível para a conquista e efetivação de nossos direitos. É nosso dever nesses espaços levar as demandas estudantis de nosso curso e de defender os nossos interesses. A voz estudantil também tem a tarefa de politizar constantemente os debates, ressaltando as motivações, os impactos e os diferentes interesses que envolvem a pauta discutida.

Mas também não nos iludimos. Entendemos as limitações que existem na participação de espaços institucionais de representação. A democracia universitária, quando tomada em sua totalidade, é uma verdadeira farsa. A divisão das categorias dentro de órgãos colegiados, tanto de cursos quanto de toda a universidade, obedece à proporção 70-15-15, isto é, 70% da composição do órgão é de professores, 15% de técnicos e 15% de estudantes. Como garantir, efetivamente, uma democracia nesses espaços sendo que sua própria composição é desigual e nada democrática? Toda essa problemática precisa ser considerada quando participamos desses espaços.

Atualmente, os seguintes estudantes ocupam cadeiras representativas discentes:

COLEGIADO DE CURSO

TITULARES SUPLENTES

 

NDE – Núcleo Docente Estruturante

TITULARES (não há suplência)

 

CONSELHO DE UNIDADE DO CED

TITULAR SUPLENTE